quinta-feira, 20 de março de 2008

Facas e Alguidares











A senhora tinha visto o suficiente - aquela gravação da aluna burra e obcecada pelo telemóvel enquanto deveria prestar atenção à matéria, ou à professora, ou ao seu próprio desenvolvimento ... essa gravação feita por um aluno igualmente bacoco, e igualmente - certamente - pouco amado, feita - por ironia - para registar e divulgar o 'bem-merecido' gozo na cara de quem dá o saber, a dedicação, e a alma e o corpo... essa gravação que - assim espero - seja o tiro no próprio pé, e o de partida para uma real confrontação com os problemas de fundo ... essa revelação gravada da impotência perante o bom-senso falido, atiçou nela a chama da guerra, porque pareceu-lhe que é disso que se trata e é disso que se alimenta a imprensa.
E a sociedade? - Alimenta-se de quê? De professores desgastados e com os nervos em franja, defraudados do seu ideal, da carreira merecida, e do tempo para pensar o pupilo? Para - no fim - chegar a embarcar em LUTA LIVRE ? Para rebaixar-se ao nível de peixeira e vendedor de feira - por estar sem Norte nem apoio - e perder-se entre gentinha sem culpa também? Por causa... não de uma reivindicação, de um direito fundamental, de uma justa causa apresentada,... não! É por causa de uma m...., de uma engenhoca hábil e distractiva que deveria ficar à porta da aula à partida . Se é para desligar no cinema, nos espectáculos, no avião, e durante a refeição de cerimónia - porquê não nas aulas? ! Se calhar porque não haja nada nas vidas envolvidas neste episódio que apela ao sentido de cerimónia perante as dadas situações, como também poderia ser - por exemplo - uma aula.
Tenho uma amiga que recebe os alunos a porta da 'sua' sala de aulas. Um por um, a olhar nos olhos, e com um sorriso ( ou não). Estranham, depois até esperam.
E há alunos que têm 8(!) horas de aulas por dia, mais tarefas!
Menos poderia ser Mais.
É por isso tudo que a senhora entrou na loja, comprar talvez uma panela de pressão, ou uma esponja grande.

3 comentários:

Jo disse...

panelas de pressão são muitas das nossas escolas. e a esponja tenta o Estado passar por cima das (muitas) situações semelhantes a essa, na tentativa (pueril) do longe-dos-olhos-longe-do-coração.

Gostei muito de ler isto logo pela manhã. obrigada :)
beijo*

Alyne disse...

obrigado :)

Anónimo disse...

cenas de faca e alguidar....
Obrigado pelas tuas palavras, os professores bem precisam delas.
J.